metáfora do caráter – termostato

Metáfora do caráter: termostato

2ª Tessalonicenses 3.5

Hoje, quando fui consultar o termômetro para verificar a temperatura da casa, lembrei-me de minha querida mãe. Ela sempre aproveitava as situações mais corriqueiras para me ensinar verdades práticas da Bíblia. Tinha uma habilidade incrível de ilustrar princípios bíblicos com objetos simples e comuns da vida diária. Comecei a recordar.

Aquela era uma tarde quente. Mamãe resolveu limpar a geladeira. Veio até o meu quarto e perguntou se queria ajudar. Fui, mais pela companhia do que pela tarefa.

Tiramos tudo de dentro. Algumas coisas já não prestavam mais e foram jogadas na lixeira. Outras agasalhamos em vasilhas plásticas. Tudo organizado como era típico da mamãe.

Minha responsabilidade era limpar por dentro da geladeira. Enquanto limpava passei o pano num objeto giratório que ficava nunca cantinho, normalmente, escondido atrás das garrafas de água. Não sabia o que era. Perguntei, então:

- Mamãe, o que é isto e para que serve?

- Isto é um termostato. Ele mantem a temperatura da geladeira estabilizada. Veja os números que estão ao redor desta circunferência. Mexeu nele e acrescentou:

- Nós podemos regularizar a intensidade da refrigeração. Se temos muitas coisas dentro da geladeira e no congelador, é bom aumentar a potência; se há pouca coisa, é bom colocar no mínimo.

Depois da explicação técnica, ela parou seus afazeres, sentou-se no chão e pediu-me para fazer o mesmo. Perguntou-me:

- Filha! essa nossa conversa me fez lembrar de uma verdade que o apóstolo Paulo ensinou. Ele nos exortou a vivermos na constância que caracteriza o salvador Jesus. Olhe para o termostato.

Levantei-me e dei uma boa olhada no aparelho. Ela continuou sua lição.

- Ele ilustra a constância. O termostato mantem firme a temperatura. Ele não deixa a temperatura oscilar para baixo ou para cima. Ele dá sustentação. A nossa fé, minha filha, deve ser como o termostato. Muitas situações lhe acontecerão que podem abalar sua fé. Se você mantê-la pelo estudo da Palavra, pela oração e pela adoração conhecendo diariamente ao nosso Deus, você terá uma fé – termostato.

Parou de falar. Envolveu minhas pequenas mãos com as suas. Firmou seus olhos negros nos meus e enfatizou sua conclusão.

- Meu amor: Mas, se em sua vida cristã a inconstância destes hábitos existir sua fé será como o termômetro: varia de acordo com a temperatura. Será um sobe e desce.

Ela terminou aquela conversa me desafiando a ter uma vida cristã de termostato. Orou para seja o Espírito de Deus me orientasse e ajudasse a ter uma fé firme e perseverante em meios as mais variadas circunstâncias.

Voltei meus olhos para o termômetro. Parei e fui até a geladeira e observei o termostato. “Pensei com meus botões”: Minha mãe me deixou o exemplo de uma cristã – termostato. E eu, que classificação minha família e meus irmãos da igreja dão à minha fé: termostato ou termômetro?

 

Sobre admin

Egon Paulitsch. Nasci em Ponta Grossa - Paraná. Formação: Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida - SP. Membro da Igreja Ev. dos Irmãos de Coqueiro em Ananindeua - Pará. Vanete Monteiro Paulitsch - Nasci em Belém - Pará. Formação: Magistério; auxiliar de Enfermagem e Licenciatura em Teologia com especialização em educação cristã - Seminário Bíblico Graça - Belém.
Esta entrada foi publicada em Metáforas do caráter e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>